Passar para o conteúdo principal

2ª Edição do Nível Intermédio +Estudante

FINALIDADE 

Conceber, implementar e avaliar estratégias que incrementam o sucesso académico e o bem-estar dos estudantes, visando reduzir o abandono, nomeadamente no 1º ano dos ciclos de estudos. 

COMPETÊNCIAS 

Compreender variáveis e fatores promotores do sucesso académico no Ensino Superior; 

Desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem promotoras da autonomia e aprendizagem dos estudantes de ensino superior;  

Desenvolver práticas de inovação pedagógica que incentivem a motivação e o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem; 

Promover estratégias de avaliação curricular eficazes; 

Desenvolver e aplicar estratégias que promovam um ambiente de aprendizagem promotor do bem-estar e da qualidade de vida do estudante. 

DESCRIÇÃO E DURAÇÃO 

O modelo pedagógico do EPIC é estruturado em 4 etapas: 

Envolvimento: promover o empenhamento e envolvimento dos docentes no processo de inovação pedagógica e reflexões iniciais sobre o percurso em questão (de 14 a 21 de janeiro, com carga de trabalho estimada em 4 horas) 

Planificação: planear um projeto de transformação pedagógica em um dos percursos (de 22 de janeiro a 5 de fevereiro, com carga de trabalho estimada em 16 horas, incluindo retiro presencial nos dias 22 e 23 de janeiro) 

Implementação: implementar o projeto de transformação (de fevereiro a maio, com carga de trabalho estimada em 4 horas) 

Compromisso: desenvolver o sentido de compromisso com o EPIC (1.ª quinzena de junho de 2026, com carga de trabalho estimada em 3 horas) 

DATAS-CHAVE 

Sessão de boas-vindas online: 14 de janeiro 15h

Data de início


Percurso
+Estudante

Data do retiro
a

Local do retiro
IPVC