Como Lidar com a Procrastinação e Promover a Gestão do Tempo e Organização Pessoal dos Doutorandos
Quantas vezes nós, orientadores de doutoramento, tivemos a sensação de que nossos doutorandos gostam do que fazem, mas não estão muito contentes?
Quantas vezes nós, orientadores de doutoramento, tivemos a sensação de que nossos doutorandos gostam do que fazem, mas não estão muito contentes? Não nos sentimos todos um pouco frustrados por investir tanto tempo num(a) doutorando/a que mais tarde acaba por desistir? Uma orientação eficaz pode desempenhar um papel crucial na mitigação da procrastinação, no desbloqueio da escrita e na promoção da conclusão atempada de uma tese. Isto pode ser conseguido através da implementação de diversas estratégias pedagógicas que ajudam a criar um ambiente que promova a produtividade dos doutorandos.
OBJECTIVOS DO CURSO:
• Proporcionar a aquisição/desenvolvimento de competências pedagógicas de supervisão doutoral, baseadas em boas práticas para a orientação de doutorandos; • Promover maior eficiência na orientação doutoral (minimizar o esforço e stressores associados a esta função, ao mesmo tempo que se promove o progresso académico, a conclusão atempada da tese e a qualidade da experiência educativa dos orientandos); • Discutir boas práticas de orientação doutoral que mitiguem a procrastinação dos doutorandos, promovam as suas competências de gestão de tempo e organização pessoal no sentido de aumentar a produtividade e possibilitar uma conclusão atempada do processo doutoral.