Reuniões de Orientação Eficazes e como dar Feedback Eficiente
A orientação de doutorandos/teses é uma função das várias que compõem a carreira docente/investigador.
A orientação de doutorandos/teses é uma função das várias que compõem a carreira docente/investigador. A realização de reuniões de supervisão pode ocupar uma grande percentagem das nossas agendas contudo, orientadores e orientandos muitas vezes rejeitam-nas (em detrimento de emails p.ex); os doutorandos podem sentir que as reuniões não são frutíferas ou mesmo úteis, os orientadores podem sentir que os doutorandos não aproveitam ao máximo o tempo alocado à reunião e ambos podem sentir que não há horas suficientes no dia para as realizar, juntamente com outros compromissos e expectativas. No entanto, a literatura tem evidenciado que muito poucas organizações têm diretrizes para reuniões de orientação. (Euan Coutts, Pamela Marshall, 2019; Woods and Berger, 1988)
OBJECTIVOS:
• Proporcionar a aquisição/desenvolvimento de competências pedagógicas de supervisão doutoral, baseadas em boas práticas para a orientação de doutorandos;
• Promover maior eficiência na orientação doutoral (minimizar o esforço e stressores associados a esta função, ao mesmo tempo que se promove o progresso académico, a conclusão atempada da tese e a qualidade da experiência educativa dos orientandos);
• Discutir boas práticas de orientação doutoral centradas na tarefa de organização e gestão de reuniões com os doutorandos.
DESTINATÁRIOS:
• Docentes que orientem teses de doutoramento;
• docentes que perspetivem a curto prazo começar a orientar doutorandos;
• investigadores que orientem teses de doutoramento ou que perspetivem fazê-lo a curto prazo.