Passar para o conteúdo principal

Workshop: “Reuniões de orientação eficazes e como dar feedback eficiente" (Turma 1)

Workshop: “Reuniões de orientação eficazes e como dar feedback eficiente" (Turma 1)

DESTINATÁRIOS: Docentes que orientem teses de doutoramento; docentes que perspetivem a curto prazo começar a orientar doutorandos; investigadores que orientem teses de doutoramento ou que perspetiv

3h30
duração
4
vagas
  21 docentes inscritos
Data17/04/2023
Horário09h30 - 13h00
ModalidadePresencial
LocalA indicar

DESTINATÁRIOS: Docentes que orientem teses de doutoramento; docentes que perspetivem a curto prazo começar a orientar doutorandos; investigadores que orientem teses de doutoramento ou que perspetivem fazê-lo a curto prazo.

"Supervision of student work is a core component of any academic's role. Holding supervision meetings can occupy a large percentage of diaries and yet academics and students often begrudge meetings; supervisees may feel meetings are not fruitful or purposeful, academics may feel students do not maximise on their allocated time, and both can feel there are not sufficient hours in the day for meetings along with other commitments and expectations. Yet very few organisations have meeting guideline…"

OBJECTIVOS DO CURSO:

• Proporcionar a aquisição de competências pedagógicas e de gestão académica, baseadas em boas práticas para a orientação de doutorandos;

• Promover maior eficiência na orientação doutoral (minimizar o esforço e stressores associados a esta função, ao mesmo tempo que se promove o progresso académico e a qualidade da experiência educativa dos orientandos);

• Discutir boas práticas de orientação doutoral centradas na tarefa de organização e gestão de reuniões com os doutorandos.

METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

• Serão apresentados materiais em vários formatos, para exploração prévia à formação e disponibilizados materiais para todos os tópicos do programa para aprofundamento e apoio futuro.

• As sessões de formação decorrerão na base da interação teórico-prática entre formadoras e participantes.

• A operacionalização de conceitos, a análise de exemplos e a discussão de boas práticas serão elementos a privilegiar durante a sessão.

• As formadoras estarão disponíveis, durante toda a duração do curso, para discutir tópicos abordados e esclarecer dúvidas individualmente com os participantes.

PROGRAMA:

1. Apresentações e boas-vindas

2. Introdução ao tema da formação

3. Reuniões one-on-one e estratégias para as gerir 4. Reuniões em grupo e estratégias para as gerir

5. Formas de dar feedback

6. Boas Práticas para gestão de problemas na orientação

7. Think tank: boas práticas e recomendações

Nota: Ação promovida pela Escola Doutoral da Universidade de Aveiro (EDUA)


Formador(es)
Formador
Ana Cristina Ferraz Machado Freitas

Ana Cristina Ferraz Machado Freitas

Formador
ANA ISABEL GOMES SALGADO

ANA ISABEL GOMES SALGADO