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A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagem

A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagem

A avaliação de pares contribui para abordagens mais centradas no estudante, pelos seus efeitos ao nível do seu envolvimento e participação, e para abordagens colaborativas e dialógicas, pelos proce

2h
duração
25
vagas
  15 docentes inscritos
Data17/04/2023
Horário17h00 - 19h00
ModalidadeOnline
Local-

A avaliação de pares contribui para abordagens mais centradas no estudante, pelos seus efeitos ao nível do seu envolvimento e participação, e para abordagens colaborativas e dialógicas, pelos processos de comunicação entre pares que se instituem. A avaliação de pares constitui uma estratégia adequada para a promoção de aprendizagens ativas e tem efeitos no modo como os estudantes compreendem o processo de avaliação e se tornam mais autónomos e motivados no seu processo de aprendizagem. Adicionalmente, os estudantes podem desenvolver outras competências transversais, como comunicação, resolução de problemas e metacognição, tanto no papel de revisores, como de recetores de feedback dos pares. Para que os estudantes realizem esta atividade, é necessário que o professor introduza e discuta o processo e forneça orientações práticas e ferramentas.

O fornecimento de rubricas de avaliação constitui um quadro de referência de critérios e níveis de desempenho para a avaliação das aprendizagens que a investigação tem mostrado estar associado a uma avaliação de pares com maior autenticidade e validade.

Nesta sessão, serão exploradas as vantagens da avaliação de pares como metodologia ativa. Com base na experiência das formadoras, explorar-se-ão ferramentas e recursos digitais que facilitam esta prática.


Formador(es)
Formador
Maria Clara Figueiredo Amorim

Maria Clara Figueiredo Amorim

Formador
Maria Teresa Martins Gonçalves

Maria Teresa Martins Gonçalves