Design Thinking Aplicado à Atividade Docente
O Design Thinking surge como uma metodologia criativa de resolução de problemas, cujo foco reside nas pessoas e na resolução das suas necessidades.
O Design Thinking surge como uma metodologia criativa de resolução de problemas, cujo foco reside nas pessoas e na resolução das suas necessidades. Mais que um processo, o Design Thinking é uma forma de pensar, um conjunto de valores e pilares de mindset que permitem às equipas trabalhar de forma mais colaborativa, multidisciplinar, dinâmica e focada no consumidor/cliente, sendo, por isso, amplamente utilizado em empresas como a Google, SAP e IBM, PEPSI Co e McDonalds. Dada a sua eficiência na resposta aos apelidados wicked problems e aos seus valores de atuação, o Design Thinking começou a emergir, também, no seio da comunidade de professores, nos Estados Unidos, aplicado em 4 áreas da atividade docente: preparação do programa curricular, organização do espaço e ferramentas, seleção de métodos e técnicas de ensino e incrementação do sistema de ensino, como um todo. Percorrendo um processo, que se inicia pela descoberta/empatia e culmina na fase de evolução/monitorização contínua das mudanças, o Design Thinking Thinking Aplicado à Atividade Docente conduz e suporta os educadores na construção de um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, relevante, agradável e eficaz. Este workshop irá munir os participantes dos conhecimentos teóricos essenciais à compreensão desta metodologia, sendo que, também terão a oportunidade de “colocar as mãos na massa” e experimentarem algumas das suas principais ferramentas.