Passar para o conteúdo principal

Programa de (Trans)formação de Cursos

Programa de (Trans)formação de Cursos

Neste workshop pretende-se debater com a comunidade académica o que deve ser um Programa de Transformação de Cursos, tendo em conta a experiência do Programa de Transformação de Unidades Curriculares e dos workshops de formação para os Diretores de Curso. 

1h30
duração
29
vagas
  11 docentes inscritos
Data26/06/2024
Horário14h30 - 16h00
ModalidadePresencial
LocalA indicar

Descrição: No contexto atual do ensino superior, a inovação curricular é essencial para responder às exigências de um mundo em constante mudança, preparando os estudantes para os desafios futuros. O Programa de Transformação de Cursos tem como objetivo promover uma visão holística, promovendo melhorias nos processos de ensino e aprendizagem, desde a estrutura do currículo / planos de estudos, até às metodologias de ensino e inerente avaliação, garantindo maior coerência e alinhamento entre as unidades curriculares, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais consistente e integrada para os estudantes e permitindo a implementação coordenada de estratégias inovadoras. Neste workshop pretende-se debater com a comunidade académica o que deve ser um Programa de Transformação de Cursos, tendo em conta a experiência do Programa de Transformação de Unidades Curriculares e dos workshops de formação para os Diretores de Curso. As conclusões deste workshop serão úteis na definição do Programa e na sua associação ao ciclo de gestão da qualidade dos cursos. 


Formador(es)
Formador
Conceição Carvalho

Conceição Carvalho

Conceição Carvalho é licenciada em Ensino de Matemática pela UMinho. Integra o NEA, onde atua nas áreas de inovação curricular e melhoria contínua. É responsável pelo Programa de Transformação de Unidades Curriculares (PTUC) cuja abordagem será ampliada ao nível dos cursos. O seu trabalho centra-se no apoio aos docentes com o objetivo de aprofundar conhecimentos em inovação pedagógica, fomentar a reflexão crítica sobre as práticas, promover a experimentação de novas abordagens pedagógicas e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.