Passar para o conteúdo principal

H5P no Moodle: da Criação à Aplicação em Aula

H5P no Moodle: da Criação à Aplicação em Aula

Esta ação de formação tem a duração de 5 horas, distribuídas por duas sessões síncronas (online) que se realizam nos dias 22 e 29 de setembro, e por um momento de trabalho autónomo.

5h
duração
30
vagas
  10 docentes inscritos
Data23/09/2025
Horário14h30 - 16h00
ModalidadeOnline
Local-

Esta ação de formação tem a duração de 5 horas, distribuídas por duas sessões síncronas (online) que se realizam nos dias 22 e 29 de setembro, e por um momento de trabalho autónomo.

Descrição:

O H5P é uma ferramenta que permite criar conteúdos interativos diretamente integrados no Moodle, promovendo uma aprendizagem mais ativa e envolvente. Com este recurso, é possível desenvolver atividades como quizzes, vídeos interativos, apresentações com perguntas embutidas, entre outros, tornando o processo de ensino mais dinâmico e centrado na participação dos estudantes.

O que vai aprender?

Criar diferentes tipos de conteúdos interativos com H5P (quiz, vídeo interativo, apresentação, entre outros);
Integrar os recursos criados nas suas Unidades Curriculares no Moodle;
Adaptar as atividades às necessidades pedagógicas das suas aulas;
Promover a participação ativa dos estudantes através da interatividade.

Como está organizada?
1.ª Sessão (online) - 22/09/2025: Exploração prática da ferramenta H5P e criação de conteúdos interativos no Moodle.
Trabalho autónomo: Desenvolvimento de uma proposta de recurso pedagógico com base nas funcionalidades aprendidas.
2.ª Sessão (online) - 29/09/2025: Apresentação das propostas desenvolvidas, partilha de experiências e discussão de estratégias de aplicação em contexto real de aula.

Esta formação foi concebida para apoiar a integração de metodologias interativas no Moodle, reforçando o papel do estudante como participante ativo no processo de aprendizagem.


Formador(es)
Formador
Susana Caixinha

Susana Caixinha

Susana Caixinha é licenciada em Informática de Gestão e mestre em Gestão da Informação. Antes de integrar o NEA, trabalhou nos STIC, na área do Suporte ao Utilizador, na área de sistemas e gestão de informação desenvolvendo plataformas web de suporte a projetos de investigação, gestão de eventos, entre outos. Desde 2004 está envolvida na gestão e suporte da plataforma de eLearning da UA.