Passar para o conteúdo principal

Programa de Acolhimento Pedagógico para Novos Docentes (6.ª ed.)

Programa de Acolhimento Pedagógico para Novos Docentes (6.ª ed.)

Ser docente do Ensino Superior é desenvolver investigação na área de formação e também planificar UC, avaliar alunos, ministrar aulas utilizando metodologias de aprendizagem variadas e reunir os me

15h
duração
2
vagas
  28 docentes inscritos
Data09/09/2025
Horário14h00 - 17h00
ModalidadePresencial
LocalA indicar

Ser docente do Ensino Superior é desenvolver investigação na área de formação e também planificar UC, avaliar alunos, ministrar aulas utilizando metodologias de aprendizagem variadas e reunir os melhores esforços para o fazer envolvendo os estudantes durante o processo.

 

Este programa tem como objetivo abordar os princípios essenciais que constituem os processos basilares do trabalho de Ensino de um Docente, permitindo que os novos desafios sejam enfrentados com conhecimento baseado em investigação, ferramentas variadas e, acima de tudo, mais confiança.

Esta formação, criada especialmente para docentes em início de carreira, aborda os fundamentos das 4 áreas essenciais do processo de ensino e Aprendizagem: Planificação, Ensino, Tecnologia e Avaliação, garantindo que a jornada pedagógica é iniciada com confiança, conhecimentos relevantes e, acima de tudo, estratégias orientadoras para fomentar boas práticas e processos de Ensino Aprendizagem baseadas em métodos comprovados pela investigação.

 

A formação inclui 6 sessões síncronas, totalizando 15 horas de formação, sendo todas elas obrigatórias:

9 de setembro, das 14h00 às 17h00;
10 de setembro, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30;
11 de setembro, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.


Formador(es)
Formador
Sofia Sá

Sofia Sá

Formador
Susana Caixinha

Susana Caixinha

Susana Caixinha é licenciada em Informática de Gestão e mestre em Gestão da Informação. Antes de integrar o NEA, trabalhou nos STIC, na área do Suporte ao Utilizador, na área de sistemas e gestão de informação desenvolvendo plataformas web de suporte a projetos de investigação, gestão de eventos, entre outos. Desde 2004 está envolvida na gestão e suporte da plataforma de eLearning da UA.