Passar para o conteúdo principal

Princípios Pedagógicos e IA: Potenciar o Ensino com Ferramentas Audiovisuais

Princípios Pedagógicos e IA: Potenciar o Ensino com Ferramentas Audiovisuais

Objetivos: - Relacionar princípios pedagógicos com práticas audiovisuais eficazes no ensino. - Demonstrar como ferramentas com IA podem simplificar a criação de conteúdos audiovisuais.

1h30
duração
1
vagas
  39 docentes inscritos
Data11/06/2025
Horário14h30 - 16h00
ModalidadeOnline
Local-

Objetivos: - Relacionar princípios pedagógicos com práticas audiovisuais eficazes no ensino. - Demonstrar como ferramentas com IA podem simplificar a criação de conteúdos audiovisuais. - Estimular a reflexão sobre boas práticas na produção e utilização de vídeo/áudio no ensino superior. 1. Introdução: pedagogia + tecnologia audiovisual 2. Princípios pedagógicos relevantes 3. Algumas ferramentas com IA para produção audiovisual 4. Atividade prática 5. Boas práticas pedagógicas no uso de vídeo 6. Questões éticas e de autoria 7. Encerramento e recursos úteis


Formador(es)
Formador
Gilberto Manuel Gomes Branco Vasco

Gilberto Manuel Gomes Branco Vasco

Gilberto Vasco é atualmente membro do Núcleo de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Aveiro. Foi Chefe de Divisão da área de Suporte ao Utilizador dos Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Aveiro (UA), entre 2010 e 2021. Foi coordenador executivo e, mais tarde, Chefe de Divisão do Centro Multimédia e de Ensino a Distância da UA (CEMED), desde 2000 até à sua extinção em 2010. Nestas funções acompanhou a implementação do programa de e-Learning da UA com destaque para a implementação e adoção da ferramenta LMS Moodle. Foi responsável pela introdução e operacionalização dos primeiros sistemas de videoconferência na UA com a colaboração da FCCN. Ao nível dos audiovisuais, a ainda no CEMED, teve responsabilidades na coordenação do programa de televisão 3810-UA que foi para o ar na RTP2 entre 2004 e 2009. No CEMED e, posteriormente, nos sTIC coordena a produção de inúmeros conteúdos audiovisuais com destino ao ensino, investigação e cooperação onde se destaca a produção do primeiro MOOC da UA “Português Língua Estrangeira”. Possui um Mestrado em Gestão da Informação com uma dissertação sobre a Gestão da Qualidade em Sistemas de e-Learning.