Passar para o conteúdo principal

Challenge Based Learning (CBL) na UA: caminhos e experiências

Challenge Based Learning (CBL) na UA: caminhos e experiências

O Núcleo de Ensino e Aprendizagem (NEA) organiza a sessão de disseminação de práticas em Challenge Based Learning (CBL).

2h
duração
19
vagas
  16 docentes inscritos
Data23/03/2025
Horário14h30 - 16h30
ModalidadePresencial
LocalSALT (Space for Active Learning and Teaching)

O Núcleo de Ensino e Aprendizagem (NEA) organiza a sessão de disseminação de práticas em Challenge Based Learning (CBL). Esta iniciativa tem como objetivo promover o diálogo e a partilha de experiências entre docentes da UA que têm vindo a adotar o CBL nas suas Unidades Curriculares ou em iniciativas institucionais como os Blended Intensive Programmes (BIPs) e os projetos da ECIU University. A sessão contará com intervenções breves por parte de docentes da Universidade de Aveiro, que partilharão práticas e aprendizagens resultantes da implementação do CBL nos seus contextos pedagógicos.

Programa:

14h30 – Sessão de abertura | Sandra Soares, Vice-Reitora para a Educação e Formação
14h45 – António Neves (DETI) – Learning by doing: how the ECIU Creathon connected students to real-world sustainability challenges 
15h00 – Ana Rodrigues (DEP) e Vânia Carlos (DEP) – Formação ativa de professores através de CBL
15h15 – Victor Neto (DEM) – Abordagens de aprendizagem ativa para ensino de tecnologias avançadas da produção
15h30 – Margarida Fardilha – BIP your way to success with CBL
15h45 – Rúben Alves (NEA) – ChangeMakers UA: Inovação social nas mãos dos estudantes
16h00 – Espaço para Perguntas e Respostas

Com esta sessão, pretende-se dar visibilidade às boas práticas já em curso na UA e incentivar a adoção mais alargada do Challenge Based Learning, destacando o seu contributo para uma aprendizagem mais significativa, colaborativa e orientada à resolução de desafios reais.


Formador(es)
Formador
Rúben Alves

Rúben Alves

Rúben Alves tem estado ativamente envolvido nas áreas do ensino e aprendizagem e internacionalização no ensino superior. Entre 2016 e 2018, coordenou o projeto Universities Portugal. Desde 2018, e até 2022, desempenhou funções de assessoria à equipa reitoral da Universidade de Aveiro, nas áreas do ensino e aprendizagem e internacionalização. Assumiu, em 2022, e durante dois anos, a coordenação do projeto Aveiro Education and Social Alliance, que tem por objetivos o aumento de jovens graduados e o incentivo ao reskilling e upskilling de adultos. Atualmente, coordena o Núcleo de Ensino e Aprendizagem da UA.

Formador
Victor Neto

Victor Neto

Formador
António Neves

António Neves