Passar para o conteúdo principal

Ambientes de aprendizagem inclusivos no Ensino Superior com tecnologias

Ambientes de aprendizagem inclusivos no Ensino Superior com tecnologias

Desenvolver aulas com qualidade e rigor e, em simultâneo, tomar em consideração as diversas necessidades e os atributos dos estudantes é um desafio comum para o corpo docente.

1h30
duração
23
vagas
  7 docentes inscritos
Data15/05/2025
Horário15h00 - 16h30
ModalidadePresencial
LocalA indicar

Desenvolver aulas com qualidade e rigor e, em simultâneo, tomar em consideração as diversas necessidades e os atributos dos estudantes é um desafio comum para o corpo docente. A variabilidade dos estudantes requer que diversos fatores sejam considerados no planeamento do processo de ensino e aprendizagem. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é uma abordagem baseada em evidências científicas que visa promover ambientes de aprendizagem acessíveis, inclusivos e flexíveis. A acessibilidade é um dos elementos dessa abordagem. Nesta formação, será apresentada uma visão geral dos princípios do DUA, relacionando-os com a tecnologia, para explorar como esta pode ser uma aliada fundamental para se conceber ambientes que tenham em consideração a variabilidade dos estudantes. Através de ferramentas digitais organizadas de acordo com as diretrizes do DUA, visa-se explorar como diversificar a apresentação dos conteúdos, variar as formas de ação e expressão dos estudantes, bem como potenciar o seu envolvimento. A formação será interativa, combinando teoria com experimentação prática de ferramentas tecnológicas acessíveis e eficazes, capacitando os participantes para planear e implementar práticas pedagógicas inclusivas e transformar as suas aulas em ambientes de aprendizagem (mais) acessíveis, inclusivos e flexíveis.


Formador(es)
Formador
Marisa Alexandra Maia Machado

Marisa Alexandra Maia Machado

Formador
Sara Maria Alves da Cruz

Sara Maria Alves da Cruz