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Como envolver os docentes e os alunos num questionamento que promova o pensamento crítico

Como envolver os docentes e os alunos num questionamento que promova o pensamento crítico

Partimos do pressuposto que a curiosidade é um fator determinante para aprendizagem e que, ao desenvolver um questionamento “crítico”, os estudantes são mais capazes de explorar as fronteiras do co

4h
duração
-4
vagas
  34 docentes inscritos
Data16/01/2025
Horário14h00 - 18h00
ModalidadePresencial
LocalA indicar

Partimos do pressuposto que a curiosidade é um fator determinante para aprendizagem e que, ao desenvolver um questionamento “crítico”, os estudantes são mais capazes de explorar as fronteiras do conhecimento, encontrar caminhos mais criativos para resolver problemas e propôr respostas mais adequadas aos desafios que a sua futura profissão/sociedade lhes colocarão. Infelizmente na maior parte das vezes e por várias razões (em particular a densidade do currículo), nós docentes, continuamos a privilegiar um ensino em que os alunos respondem às perguntas que colocamos, em vez de incentivarmos uma aprendizagem que passa pelo desenvolvimento da sua curiosidade e do seu pensamento crítico através de questões formuladas por eles. Nesta sessão, inspirado no questionamento socrático e com base nos resultados de um modelo testado no âmbito do projeto europeu Crithinkedu, um “guia” para um questionamento completo, estruturado e eficaz, num contexto de aprendizagem ativa, será apresentado, exemplificado, discutido, posto em prática. Identificaremos as características de um questionamento eficaz e de qualidade e distinguiremos entre questões de nível inferior e questões de nível superior. Exercícios/desafios concretos a realizar de forma colaborativa serão propostos de modo a experimentar este modelo.


Formador(es)
Formador
Helena Silva

Helena Silva

Formador
Caroline Dominguez

Caroline Dominguez