Passar para o conteúdo principal

Princípios pedagógicos na produção de conteúdos multimédia

Princípios pedagógicos na produção de conteúdos multimédia

Na última década, a qualidade dos suportes de ensino tem vindo a revelar-se de uma grande importância no processo de ensino/aprendizagem.

2h
duração
19
vagas
  26 docentes inscritos
Data15/01/2025
Horário14h30 - 16h30
ModalidadePresencial
LocalSALT (Space for Active Learning and Teaching)

Na última década, a qualidade dos suportes de ensino tem vindo a revelar-se de uma grande importância no processo de ensino/aprendizagem. Quer se trate de uma apresentação PowerPoint, de um manual em papel ou da produção de um vídeo, devemos reconsiderar a maneira como levamos os alunos a seguir, compreender e interagir com os nossos conteúdos. Nesta formação iremos percorrer os 12 princípios de Meyer, destinados a ajudar na preparação e conceção de conteúdos pedagógicos multimédia. Estes princípios serão abordados individualmente, com exemplos e recomendações os quais, esperamos, irão contribuir para a melhoria da qualidade pedagógica dos vossos conteúdos.


Formador(es)
Formador
Gilberto Manuel Gomes Branco Vasco

Gilberto Manuel Gomes Branco Vasco

Gilberto Vasco é atualmente membro do Núcleo de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Aveiro. Foi Chefe de Divisão da área de Suporte ao Utilizador dos Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Aveiro (UA), entre 2010 e 2021. Foi coordenador executivo e, mais tarde, Chefe de Divisão do Centro Multimédia e de Ensino a Distância da UA (CEMED), desde 2000 até à sua extinção em 2010. Nestas funções acompanhou a implementação do programa de e-Learning da UA com destaque para a implementação e adoção da ferramenta LMS Moodle. Foi responsável pela introdução e operacionalização dos primeiros sistemas de videoconferência na UA com a colaboração da FCCN. Ao nível dos audiovisuais, a ainda no CEMED, teve responsabilidades na coordenação do programa de televisão 3810-UA que foi para o ar na RTP2 entre 2004 e 2009. No CEMED e, posteriormente, nos sTIC coordena a produção de inúmeros conteúdos audiovisuais com destino ao ensino, investigação e cooperação onde se destaca a produção do primeiro MOOC da UA “Português Língua Estrangeira”. Possui um Mestrado em Gestão da Informação com uma dissertação sobre a Gestão da Qualidade em Sistemas de e-Learning.