A Alocação de Responsabilidades no Processo Doutoral
Discutir e alocar responsabilidades num programa de doutoramento é essencial para criar um roteiro claro, para promover a colaboração, utilizar recursos de forma eficiente e promover o desenvolvime
Discutir e alocar responsabilidades num programa de doutoramento é essencial para criar um roteiro claro, para promover a colaboração, utilizar recursos de forma eficiente e promover o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os intervenientes assim como a satisfação com o processo. Aumenta também a eficácia da equipa de investigação, facilita a conclusão atempada do projeto e contribui para o sucesso geral do percurso de doutoramento. O tema da alocação das responsabilidades no processo doutoral carece assim de ser discutido quer com os Diretores de curso, comissões de curso e equipas de orientação.
OBJECTIVOS DO CURSO
• Proporcionar a aquisição/desenvolvimento de competências pedagógicas e de gestão académica, baseadas em boas práticas para a orientação de doutorandos; • Indicar quais os intervenientes no processo doutoral e respetivas funções e papeis
• Discutir que responsabilidades existem no processo doutoral e quais cabem a cada interveniente
• Como gerir problemas na orientação de doutorandos
DESTINATÁRIOS:
• Docentes que orientem teses de doutoramento;
• docentes que perspetivem a curto prazo começar a orientar doutorandos;
• investigadores que orientem teses de doutoramento ou que perspetivem fazê-lo a curto prazo.