1ª Edição do Nível Intermédio +Plural
FINALIDADE
Reconstruir uma unidade curricular de forma a garantir que todos os alunos, independentemente das suas competências ou necessidades individuais, possam ter acesso equitativo às oportunidades proporcionadas pela UC.
COMPETÊNCIAS
- Compreender os princípios e diretrizes do DUA, promovendo uma abordagem inclusiva no planeamento pedagógico.
- Diversificar os meios de representação, expressão e engagement, de modo a atender à diversidade dos alunos.
- Redesenhar uma UC de forma a remover barreiras de aprendizagem e promovam a equidade no acesso ao conteúdo.
- Reprogramar metodologias de avaliação para ter em conta a diversidade de formas de aprendizagem.
- Explorar ferramentas tecnológicas que facilitem a aplicação dos princípios do DUA no ensino superior.
DESCRIÇÃO E DURAÇÃO
O modelo pedagógico do EPIC é estruturado em 4 etapas:
- Envolvimento: promover o empenhamento e envolvimento dos docentes no processo de inovação pedagógica e reflexões iniciais sobre o percurso em questão (de 30 junho a 11 de julho, com carga de trabalho estimada em 4 horas)
- Planificação: planear um projeto de transformação pedagógica em um dos percursos (de 14 de julho a 18 de julho, com carga de trabalho estimada em 16 horas, incluindo retiro presencial nos dias 14 e 15 de julho, em Braga)
- Implementação: implementar o projeto de transformação (de 15 de setembro a 30 de dezembro, com carga de trabalho estimada em 4 horas)
- Compromisso: desenvolver o sentido de compromisso com o EPIC (de a 5 a 15 de janeiro de 2026, com carga de trabalho estimada em 3 horas)
DATAS-CHAVE
Reserve, desde já, as seguintes datas:
Sessão de boas vindas online: 30 de junho, às 11h00
Retiro presencial em Braga: 14 e 15 de julho