2ª Edição do Nível Intermédio + Digital
FINALIDADE
Conceber, implementar, e avaliar experiências de ensino e aprendizagem em contextos diversos, recorrendo de forma crítica e criativa às tecnologias digitais.
COMPETÊNCIAS
- Utilizar ferramentas digitais para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
- Integrar eficazmente as ferramentas digitais em diferentes fases do tempo de vida de uma disciplina.
- Integrar a inteligência digital eficazmente no ecossistema digital e preparar conscientemente oportunidades de aprendizagem seguras que respeitam os limites legais.
- Utilizar a inteligência artificial (IA) para melhorar o ensino- aprendizagem e incentivar a sua utilização de forma consciente e ética.
- Adotar estratégias e tecnologia de forma democrática e que respeite as questões éticas relacionadas com o uso equitativo e inclusivo de tecnologias digitais na educação
DESCRIÇÃO E DURAÇÃO
O modelo pedagógico do EPIC é estruturado em 4 etapas:
Envolvimento
30-06 a 11-07
Objetivo: promover o empenhamento e envolvimento dos docentes no processo de inovação pedagógica.
Modalidade: Online (assíncrono e síncrono)
Sinopse: formação online assíncrona, através de desafios que promovem a reflexão individual e colaborativa e apoiam no preenchimento das 2 primeiras dimensões do projeto de transformação da UC (Ponto de partida e Desafios), com acompanhamento de facilitadores que estimulam a participação e fornecem feedback.
Evidências: Participação nas atividades.
Planificação
14-07 a 18-07
Objetivo: planear um projeto de transformação pedagógica em um dos percursos.
Modalidade: Presencial e online (assíncrono e síncrono)
Sinopse: formação presencial (retiro) através de workshops temáticos e atividades de desenvolvimento de um projeto que apoiam o preenchimento das 2 últimas dimensões do projeto de transformação da UC (Transformação e Monitorização) que é finalizado e submetido no ambiente virtual, sendo fornecido feedback dos facilitadores e dos pares.
Evidências: Submissão do plano de projeto de transformação a implementar numa UC.
Implementação
Set-dez 2025
Objetivo: implementar o projeto de transformação.
Modalidade: Online (assíncrono e síncrono)
Sinopse: implementação durante o semestre, monitorizado pelos facilitadores e pares em ambiente online assíncrono. É incentivada a partilha de dúvidas e resultados. No início desta fase, é disponibilizado um questionário de avaliação das fases de envolvimento e planificação.
Evidências: Partilha da experiência após implementação; Resposta a questionário de satisfação.
Compromisso
Jan 2026
Objetivo: desenvolver o sentido de compromisso com o EPIC.
Modalidade: Online (assíncrono e síncrono)
Sinopse: em ambiente online assíncrono, os facilitadores incentivam a reflexão, partilha e disseminação. Esta fase culmina com a elaboração de um poster, submetido online e partilhado no fórum presencial, sendo incentivada a disseminação da prática entre pares e em outros canais. No final desta fase, é disponibilizado um questionário de avaliação das fases de implementação e compromisso.
Evidências: Submissão de poster; Resposta a questionário de satisfação.
DATAS-CHAVE
1ª sessão síncrona: 30-06-2025 às 11h