2ª Edição do Nível Intermédio +Estudante FINALIDADE Conceber, implementar e avaliar estratégias que incrementam o sucesso académico e o bem-estar dos estudantes, visando reduzir o abandono, nomeadamente no 1º ano dos ciclos de estudos. COMPETÊNCIAS Compreender variáveis e fatores promotores do sucesso académico no Ensino Superior; Desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem promotoras da autonomia e aprendizagem dos estudantes de ensino superior; Desenvolver práticas de inovação pedagógica que incentivem a motivação e o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem; Promover estratégias de avaliação curricular eficazes; Desenvolver e aplicar estratégias que promovam um ambiente de aprendizagem promotor do bem-estar e da qualidade de vida do estudante. DESCRIÇÃO E DURAÇÃO O modelo pedagógico do EPIC é estruturado em 4 etapas: Envolvimento: promover o empenhamento e envolvimento dos docentes no processo de inovação pedagógica e reflexões iniciais sobre o percurso em questão (de 14 a 21 de janeiro, com carga de trabalho estimada em 4 horas) Planificação: planear um projeto de transformação pedagógica em um dos percursos (de 22 de janeiro a 5 de fevereiro, com carga de trabalho estimada em 16 horas, incluindo retiro presencial nos dias 22 e 23 de janeiro) Implementação: implementar o projeto de transformação (de fevereiro a maio, com carga de trabalho estimada em 4 horas) Compromisso: desenvolver o sentido de compromisso com o EPIC (1.ª quinzena de junho de 2026, com carga de trabalho estimada em 3 horas) DATAS-CHAVE Sessão de boas-vindas online: 14 de janeiro 15h
Data de início
Percurso +Estudante Data do retiro a Local do retiro IPVC |