Passar para o conteúdo principal

2ª Edição do Nível Intermédio +Plural

FINALIDADE

Reconstruir uma unidade curricular de forma a garantir que todos os alunos, independentemente das suas competências ou necessidades individuais, possam ter acesso equitativo às oportunidades proporcionadas pela UC.

 

COMPETÊNCIAS  

  • Compreender os princípios e diretrizes do DUA, promovendo uma abordagem inclusiva no planeamento pedagógico.
  • Diversificar os meios de representação, expressão e engagement, de modo a atender à diversidade dos alunos.
  • Redesenhar uma UC de forma a remover barreiras de aprendizagem e promovam a equidade no acesso ao conteúdo.
  • Reprogramar metodologias de avaliação para ter em conta a diversidade de formas de aprendizagem.
  • Explorar ferramentas tecnológicas que facilitem a aplicação dos princípios do DUA no ensino superior.

 

DESCRIÇÃO E DURAÇÃO  

O modelo pedagógico do EPIC é estruturado em 4 etapas:  

  • Envolvimento: promover o empenhamento e envolvimento dos docentes no processo de inovação pedagógica e reflexões iniciais sobre o percurso em questão (de 14 a 21 de janeiro, com carga de trabalho estimada em 4 horas)  
  • Planificação: planear um projeto de transformação pedagógica em um dos percursos (de 22 janeiro a 5 de fevereiro, com carga de trabalho estimada em 16 horas, incluindo retiro presencial nos dias 14 e 15 de julho)  
  • Implementação: implementar o projeto de transformação (de fevereiro a maio, com carga de trabalho estimada em 4 horas)  
  • Compromisso: desenvolver o sentido de compromisso com o EPIC (1.ª quinzena de 2026, com carga de trabalho estimada em 3 horas)  

 

DATAS-CHAVE  

Sessão de boas vindas online: 15 às 14h30

Data de início


Percurso
+Plural

Data do retiro
a

Local do retiro
IPCA